quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CONSTRUINDO NOVOS SABERES.

É preciso elaborar projetos didáticos que realmente estimulem os alunos a refletir sobre a escrita e leitura.

Ao assumir uma turma de alfabetização, uma das prioridades é ensinar ler escrever convencionalmente relacionando as práticas sociais. sendo assim, o foco principal de qualquer projeto precisa ser, obrigatoriamente, a análise e reflexão sobre o sistema da escrita e aquisição da linguagem usada para escrever. Aliás, trabalhar seguindo os parâmetros dessa modalidade organizativa contribui muito para que a turma avance. Isso porque ao definir um tema, o professor assegura o contato com os alunos com determinado grupo de palavras por um tempo. Isso permite criar a familiaridade com os textos e explora-lo bastante com objetivo de construir novos saberes. Quanto maior proximidade do estudante com o campo semântico trabalhado e quantidade de informação adquiridas no contato com as palavras, mais claras serão as chances de ele analisar e antecipar o que está escrito.

REFERÊNCIA.

REVISTA, NOVA ESCOLA 2010.

COMENTÁRIOS DA ALUNA LUCILNE.

Escrever para aprender escrever.

Durante o processo da aprendizagem é importante que o educando tenha espaço necessário no mundo da leitura e da escrita. Cabe o mediador oportunizar espaço que realmente torne um ambiente acolhedor.

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