UMA REFLEXÃO LITERÁRIA
Entretanto, muitas crianças jovens e adultos não adquirem capacidade de se tornarem bons leitores, mesmo tendo freqüentado regularmente a escola. É comum os professores atribuírem o fracasso de seus alunos às deficiências da leitura e da escrita, habilidades que deriva ser adquirido nas primeiras séries.
Walty (1999), ao analisar o papel da escola na formação do leitor, alerta que, “o uso do texto literário, fraguimentado deslocado, manipulado, leva a sua subordinação ao julgo escolar”(p.52). Essa autora ainda menciona o tipo de leitor que a escola deveria formar.
REFERÊNCIA:
Silva, Lucilene. Monografia titulo "Incentivo a Leitura" FAESA.
COMENTÁRIOS DE LUCILENE.
Tornar o ambiente estimulador para a leitura requer criatividade do professor permitido a abertura de espaços onde os alunos possam ler, discutir, criticar e produzir seus próprios textos sem a ameaça de estarem sendo cobrados por meio de atividades mecânicas como por exemplo, responder perguntas, interpretar o pensamento do autor ou ser avaliado de acordo com sua capacidade de utilizar as regras gramaticais da escrita.
As aulas devem ser agradáveis, dinâmicas, envolventes, dando oportunidade para uma participação ativa. Ficarem condicionados a copiar conteúdos do quadro não fará com que adquiram a aprendizagem que estão buscando.
Vale ressaltar que cabe o educador, buscar ferramentas pedagógicas e saber ser verdadeiramente um articulador do saber, resgatando o interesse do educando pela
literatura.
O SEU TEMA SIMPLESMENTE MARAVILHOSO.
ResponderExcluirREALMENTE O SER HUMANO PRECISO APRENDER A TER LEITURA DE MUNDO.
ATT CRISTIANA