quinta-feira, 4 de novembro de 2010

LER PARA APRENDER A LER

O que: a confrontação da criança com listas (de nomes, frutas brinquedos, etc) e textos que ela conhece de cor – como cantigas, parlenda e trava-linguas –, propondo que neles ela encontre palavras ou “leia” trechos (antes mesmo de estar alfabetizada).


Quando propor: em dias alternados com atividades de escritas. Atividades deve ser realizada só com alunos não alfabéticos. Para os alfabetizados, é aconselhável propor outros tarefas de leituras, já que eles conseguem ler com autonomia.


O que a criança aprende: acompanhado o texto com o dedo enquanto recita os versos, o aluno busca meios de “descobrir” as palavras fazendo ajuste do falado para o escrito. Isso acontece porque ele já sabe “o que” esta escrito e precisa pensar somente no “onde”. Ele reconhece as primeiras letras e partes de palavras conhecidas ou identifica as que se repetem. Para isso, ele se vale de estratégias de leitura, como antecipação. No caso das listas, ele prevê qual será determinada palavra por já conhecer o tema em questão – frutas, cores – e, no caso dos textos memorizados, por já saber o que está escrito. Outra estratégia é a verificação, que consiste na identificação de uma letra conhecida que esteja no começo ou no fim da palavra e que confirme a antecipação feita.

Fonte: Revista Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário