Para ir além do simples hábito de ler. Quando lemos um livro de poesias, elas nos emocionam e os faz refletir, buscar interpretação possíveis e tirar conclusões.E se alguém contar que essa obra foi escrita durante uma guerra, por exemplo, quando todos os escritores eram exemplo, quando todos o escritores eram perseguidos? Ou chamar a nossa atenção para a estrutura do poema e os fizer pensar por que o autor usa cada palavra, cada figura de linguagem? Com certeza, nossa visão sobre a obra vai mudar e vamos entender melhor aquele conjunto de versos. É isso que acontece quando você alia o ensino da literatura às práticas da leitura. Os alunos aproveitam a teoria para ampliar o olhar pelos livros.
Quem lê
Nessa etapa da escolarização, o jovem precisa se acostumar à leitura autônoma. Mas algumas atividades coletivas podem ser mantidas (um bom exemplo é a leitura, pelo professor, de um texto difícil compreensão, com o objetivo de ajudar na interpretação). Seu papel passa a ser o de orientador, que apresenta novidades e levanta questões para o desenvolvimento do senso crítico, sempre valorizando a opinião de todos. As atividades individuais de leitura são essenciais para criar um relação pessoal com os livros, que se mantém pelo resto da vida.
Como ler
“Um segredo para formar leitores é misturar o momento de leitura íntima, silenciosa e pessoal com os outros de troca sobre como cada aluno se relaciona com o que leu,” escreveu recentemente num artigo argentino Nora Solari, especialista em Didática da Língua e de Literatura. Levar os jovens a falar sobre textos literários com os colegas é uma boa maneira de manter e ampliar seus hábitos leitores. Ao fazer com que os estudantes se aproximem de um livro que querem ler, você os coloca diante de um desafio. A turma terá de discutir e confrontar idéias para construir significados em relação à obra, terá de procurar as respostas escondidas nas entrelinhas (e esse prazer de entender melhor os livros é um dos grandes barato da literatura).
Quando ler
A leitura continua sendo uma atividade permanente do 6° ao 9° ano. Cabe a você organizar o planejamento para incluir tanto as obras obrigatórias, estudadas nas aulas de teoria literária, como os textos escolhidos livremente pelos alunos.
Onde ler
A exemplo do que foi dito em relação aos anos iniciais do ensino fundamental, não há espaços específicos para ler. O aluno que tem o habito da leitura busca os próprios campos.
O que ler
Na hora de ajudar a turma a escolher os livros, é importante conhecer o repertorio e os interesses dos estudantes (coisas que cada um curte fazer nos fins de semanas, assuntos que lhe interessam). Com base nisso, fica mais fácil sugerir leituras que farão sucesso. Segundo Rildo Cosson, autor de letramento literário: Teoria e prática, indicar uma obra que dialogue com um jogo de videogame é um meio poderoso de atrair garotada para a história. Além disso, a consolidação dos hábitos de leitura permite explorar textos mais difíceis e desafiadores, bem como, conhecer novos autores e estilos.
Fonte: Revista Nova Escola 2010.
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