Vários autores, estudiosos do processo de aquisição da leitura e da escrita concordam que ele se inicia muito antes do que geralmente se imagina, quando a criança, antes mesmo de entrar na escola, começa a tomar contato com materiais escritos, em casa, na rua, ou em qualquer lugar onde se encontre.
Dentre esses pesquisadores, existe uma autora argentina, psicopedagoga chamada Emília Ferreiro que contribuiu bastante para o entendimento de como ocorre o processo de aprendizagem da linguagem escrita.
Segundo essa autora, a criança pensa sobre a escrita, formulando hipóteses sobre ela, como maneira de compreender o que significa. Essas hipóteses acontecem em todas as crianças, que vão evoluindo desde a fase Pré-silábica, na qual ainda não há intenção de representar através da escrita os aspectos sonoros da fala, até chegar ao padrão alfabético, que é aquele no qual a criança associa sons falados a letras escritas.
Dessa forma, quando a criança faz traços contínuos no papel e, atribui-lhes significado, ( como quando escreve “^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^ e lê "O menino caiu” ) ela está escrevendo, ou seja, está fazendo uma atividade investigativa sobre a escrita que será importante para que ela possa evoluir gradativamente . em sua aprendizagem: por isso, essas tentativas da criança não devem ser motivos de chacota, ao contrário, devem ser incentivadas e reforçadas
Durante a aprendizagem da escrita, a criança passa por várias fases até chegar à hipótese Alfabética, na qual realiza uma análise sonora da palavra que vai escrever, fazendo corresponder a cada som um caracter escrito. A produção escrita da criança torna-se legível para o adulto, embora não haja ainda o domínio das regras de ortografia, o que ocorre posteriormente, de forma gradativa e devendo ser estimulado através da apresentação de materiais escritos na escola e também na família, já que trata-se de uma aquisição cultural, ou seja, que não ocorre apenas internamente na criança..
Fonte: www.artigos.com)
Comentários de Lucilene.
A leitura já desperta no indivíduo desde muito cedo, pois a criança ao manter contatos com as pessoas elas começam a ter noção do que passa ao seu redor que aos pouco vai desenvolvendo de forma coerente ao relacionar com o adulto.
A leitura,no sentido amplo é entendida por Freire, não ocorre somente na escola, mas está presente na vida de todos os indivíduos desde o nascimento.
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